
A tensão muscular pode ser usada como um bom indicador do estresse físico e emocional. Toda tensão psicológica ou física se traduz por um aumento da tensão muscular, que tem como função preparar o corpo para uma situação de defesa. Quando essas situações ultrapassam o limite do organismo suportar o estresse, existe um processo de não recuperação do organismo, produzindo tensão muscular excessiva que terá ainda outros efeitos sobre o funcionamento do corpo.
Este tipo de massagem é de extrema importância para o relaxamento profundo das fibras musculares. Alguns músculos se encurtam e engrossam ,deixando as fibras retorcidas e tensas, formando nódulos palpáveis.Essa tensão muscular excessiva é responsável no estado de estresse pelas contrações dolorosas de certos músculos, os quais desenvolvem contraturas, denominadas Pontos Sensíveis (nódulos duros encontrados nos músculos).A massagem terapêutica utilizada pela Dra. Vera Paranhos, consiste em um relaxamento inicial dos músculos periféricos e depois dos mais profundos. As fibras musculares , tendem à relaxar com o deslizamento forte das mãos no nódulo doloroso, esquentando a região e em seguida , é utilizada a técnica de ponto gatilho( descrição em publicação seguinte).
O ser humano tem mecanismos para sentir dor e para se proteger dela.
O mecanismo que regula a sensação da dor , são substancias chamadas Serotonina( encontrada e, grande parte no intestino) , Endorfina e Dopamina. São Neurotransmissores, que com o aumento delas no sangue faz com que diminua a sensação de dor.
A serotonina é um importante neurotransmissor que, entre outras coisas, regula e afeta o sono, o humor e a percepção sensorial. A serotonina é produzida no nível DELTA do sono, que é constantemente interrompido na fibromialgia. .
Pessoas com dores crônicas são beneficiadas com a Massagem.
Pode-se observar então , que a massagem é benéfica aos mais diversos sistemas do corpo, agindo na prevenção e tratamento de doenças.

Nenhum comentário:
Postar um comentário